Avaliação

Avaliação

A avaliação é o primeiro contato de nossos especialistas com as suas necessidades, com o objetivo de elaborar as melhores estratégias para a preservação e recuperação de seus dentes. Nesse atendimento, o profissional irá ouvir atentamente suas demandas, diagnosticar o possível problema e planejar o tratamento odontológico, considerando o bem estar geral do paciente. Caso seja necessário, o especialista poderá solicitar alguns exames de imagem para favorecer o diagnóstico, como tomografia e radiografias odontológicas.

As tomografias são exames rápidos e com diversas indicações, como análise de fraturas ósseas e dentárias, perfurações nas raízes dentárias, observação da viabilidade de implantes e localização de terceiros molares (“dentes do siso”), por exemplo. Permitem a visualização do volume das estruturas, ou seja, são tridimensionais. As modernas técnicas, como  feixe de raios-X em forma cônica, permitem que a exposição à radiação seja bem menor.

As radiografias são exames tradicionalmente utilizados na clínica. Além de auxiliar no diagnóstico, ainda podem permitir a prevenção de problemas antes de eles se instalarem. Os exames podem ser realizados por dentro (radiografia intracbucal) ou por fora da boca (radiografia extrabucal, como a panorâmica da arcada dentária). Por meio dessas imagens, o profissional pode detectar lesões causadas pela cárie, visualizar as raízes dentárias e a região óssea ao redor dos mesmos, identificar alterações no desenvolvimento dos dentes e outros aspectos importantes para guiar as intervenções futuras.

Além da realização de possíveis exames como parte do planejamento terapêutico, no momento da avaliação o paciente já irá receber os cuidados e orientações necessárias a respeito da higiene bucal e manutenção de uma boca sempre saudável!