Bruxismo

O bruxismo é uma desordem funcional na qual a pessoa range ou aperta os dentes, causando diversos impactos negativos à saúde, como desgaste e fraturas dentárias, dores de cabeça, dores musculares na face e pescoço. O tratamento do bruxismo pode envolver uma equipe multiprofissional, como dentista, médico, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Nossos dentistas podem contribuir para o tratamento com a produção de um dispositivo que se encaixa sobre os dentes, protegendo-os do contato excessivo entre eles e melhorando a qualidade de vida do paciente.

O bruxismo resulta de um aumento na função muscular que leva ao atrito dos dentes. Constitui um problema bastante comum na população. Pode ocorrer durante o dia, como uma movimentação semivoluntária e geralmente associada ao hábito ou a tiques. Já o bruxismo do sono é mais frequente e representa uma atividade involuntária e inconsciente. Suas causas são muito diversificadas, podendo estar associado a alterações do sistema nervoso central e doenças psiquiátricas, transtornos do sono ou quadros emocionais de ansiedade, estresse ou depressão. Contudo, o bruxismo pode não ter nenhuma causa clínica evidente.

Muitas vezes a existência de bruxismo noturno é relatada pelo companheiro do paciente ou pode ser percebida por sintomas como dor de cabeça ao acordar e dificuldades na mastigação de consistências mais duras, por exemplo. A longo prazo, podem ocorrer inúmeros problemas como desgaste dos dentes e da articulação temporomandibular (ATM), com impactos sérios na saúde do paciente. A existência de bruxismo do sono ainda interfere no repouso, pois a função muscular excessiva está associada a pequenos despertares, fazendo com que o corpo não descanse adequadamente à noite. Por isso, caso haja suspeita, consulte seu dentista!