Coroas

Coroas

A coroa é um tratamento que cobre total ou parcialmente um dente que sofreu danos extensos. É o tipo de prótese fixa mais conhecida, com grande durabilidade, podendo atingir décadas caso seja bem cuidada. Podem ser aderidas às estruturas dentárias ou fixas em implantes dentários. Portanto, a coroa não pode ser removida pelo paciente, já que é fixa nas estruturas orais existentes.

A realização de uma coroa envolve diversas razões, como restaurações grandes nas quais não há porções do dente suficientes para a adequada realização das funções da mastigação, proteção contra fraturas, cobertura de implantes dentários, dentes muito escurecidos ou que tenham passado por tratamento de canal, dentre outras indicações.

Essa técnica permite aumentar a resistência dentária no desempenho mastigatório e melhorar a aparência do sorriso. As coroas atuais geralmente produzidas em porcelana ou cerâmica e com cores próximas às dos dentes. Em algumas situações podem ser utilizadas ligas de metal, comuns antigamente e menos preferidas devido às questões estéticas.

Apesar de as coroas não serem afetadas pelas cáries, as porções do dente que se localizam abaixo dela podem sofrer as consequências, principalmente se coroa não está encaixando corretamente. Portanto, além de consultar seu dentista regularmente, não se esqueça de reforçar a higienização oral.