Pontes

Pontes

Tipos de aparelhos protéticos fixos que têm a função de substituir um ou mais dentes ausentes, auxiliando no equilíbrio mastigatório e na estética. As pontes são fixadas nos dentes ou implantes que as rodeiam, após preparo dos mesmos. Embora as metálicas tenham sido as mais tradicionalmente utilizadas, atualmente existem opções produzidas com material plástico, resina, porcelana ou cerâmica.

As pontes podem ter grande durabilidade, aproximadamente cinco anos, dependendo do material utilizado, da adaptação adequada às condições bucais do paciente, dos tecidos da gengiva, da relação harmônica com a mastigação e dos cuidados por parte do paciente.

Para que a ponte seja colocada é preciso que a boca esteja saudável, ou seja, sem a existência de cáries, gengivite ou inflamações no interior do dente, por exemplo. Assim, o dentista irá realizar uma avaliação e indicar os tratamentos prévios necessários, se for o caso, a fim de garantir que a prótese seja colocada com as melhores condições orais possíveis.

O paciente que utiliza a prótese fixa deverá reforçar a higiene oral, por meio escovação diária e utilização do fio dental. No caso deste, pode ser necessária a utilização de alguns dispositivos auxiliares, indicados pelo dentista, para que a limpeza ocorra em todos os espaços, prevenindo infecções pelo acúmulo de bactérias e mau hálito.

  • Estéticas e funcionais

  • Confortáveis e leves

  • Biocompatíveis

  • Resistentes