Protocolos

Protocolos

O implante de protocolo fixo é uma prótese que não é removível e instala-se sobre os pinos de implantes já cicatrizados, realizados previamente. É uma solução mais confortável, por exemplo, para pacientes que perderam todos os dentes mas que preservam a estrutura óssea.

Esse tipo de técnica facilita a mastigação em comparação com as próteses totais removíveis (dentaduras). É produzida em porcelana ou resina. Uma das questões de maior atenção diz respeito à higienização, pois há conexão entre os dentes e um espaço entre a gengiva e a prótese que precisa ser adequadamente limpo com escova apropriada e fio dental. Alguns modelos disponíveis no mercado e indicados pelo dentista podem permitir um maior alcance.

O paciente precisa seguir atentamente as instruções do profissional para a correta higienização do protocolo fixo. Os resíduos alimentares precisam ser completamente retirados da região entre a prótese e os pinos dos implantes, evitando-se a peri-implantite, processo inflamatório que pode atingir os tecidos no entorno de um implante dentário.

Recomenda-se que o paciente em uso de um protocolo fixo realize uma limpeza periódica no consultório odontológico, para ampla higienização dos espaços orais mais difíceis de serem alcançados. Isso irá favorecer a maior durabilidade do protocolo fixo e a eficácia do tratamento.