Raspagem Gengival

Raspagem Gengival

Procedimento de raspagem para higienização e remoção do tártaro da proximidade da raiz dos dentes, que se aloja em locais de difícil higienização. Essa placa bacteriana pode causar intensa inflamação gengival e prejudicar a estrutura óssea.

Antes de realizar o procedimento, o especialista irá analisar cuidadosamente todas as regiões da boca. Depois, pode realizar a raspagem manualmente e também utilizar equipamentos de ultrassom, se for o caso. A raspagem é realizada na superfície do dente até a gengiva e o número de sessões necessárias irá depender da intensidade e localização do tártaro.

O procedimento não deve causar dor ou desconforto. Caso a região esteja muito sensível, o dentista pode indicar produtos auxiliares, como cremes dentais. Se houver necessidade, é administrada anestesia local, a fim de garantir o melhor conforto do paciente.

A raspagem do tártaro é muito importante para evitar o desenvolvimento de inflamação das gengivas pelo acúmulo de bactérias e comprometimento das estruturas que sustentam os dentes. Uma das indicações para a realização da raspagem pode ser o aparecimento de manchas amareladas nas proximidades nas raízes dentárias. Contudo, a visita ao dentista é a melhor forma de saber se há necessidade de realizar esse tratamento.