Limpeza Dental

Limpeza Dental

A limpeza periódica de dentes e gengivas previne doenças bucais e periodontais, pois remove a placa bacteriana e o tártaro (placa endurecida que fica aderida ao esmalte do dente), prevenindo a cárie e a gengivite. Além de ficar com a boca mais saudável, a limpeza também pode retirar manchas no esmalte que causam muitos incômodos no dia a dia.

A limpeza realizada no consultório odontológico recebe o nome técnico de profilaxia dentária. Embora a higienização que o paciente realiza em casa, com escovação e uso do fio dental, seja essencial, o especialista pode promover uma limpeza mais profunda com uso de produtos exclusivos para profissionais. Sabe-se que a limpeza individual, sem o reforço do especialista, não consegue impedir o desenvolvimento de gengivite a longo prazo.

Para definir quais os procedimentos necessários, o profissional irá analisar o risco de cárie, a existência de doença periodontal e outros aspectos do paciente. Dentre os procedimentos mais comuns está a raspagem do tártaro aderido aos dentes (que a escova dental não consegue retirar), com uso de instrumentos e de ultrassom. Após a raspagem, a placa bacteriana também pode ser removida por meio de polimento, no qual são utilizados água, bicarbonato de sódio e ar. Esses procedimentos não devem causar dor e ainda garantem uma proteção mais efetiva contra cáries e inflamações da gengiva, por exemplo. Ao final pode ser aplicado flúor em gel, que reforça a proteção dos dentes e reduz a sensibilidade.

Realize a limpeza a cada seis meses

Além de remover a placa bacteriana em todos os dentes, o procedimento pode deixá-los mais claros, melhorando seu sorriso. Recomenda-se que a limpeza seja realizada pelo profissional pelo menos a cada seis meses para um resultado mais duradouro.