Extração de Dentes Inclusos

O que são dentes inclusos?

Antes de nascer, todo dente é incluso – isto é, encontra-se retido no interior dos maxilares. Porém, quando um dente permanece incluso, mesmo completamente desenvolvido, pode significar uma série de problemas, tais como: falta de espaço na arcada dentária; mau posicionamento dos dentes; pouco desenvolvimento do maxilar ou da mandíbula; doenças sistêmicas, patologias associadas aos tecidos que formam os dentes, etc.

Porque os dentes inclusos devem ser removidos?

Quando não removidos, esses dentes podem causar diversas complicações ao paciente, como: inflamações e infecções (que podem evoluir para quadros infecciosos severos); apinhamento dos dentes; destruição dos dentes vizinhos; formação de cistos ou tumores; além de dores e dificuldade na mastigação.

Somente um diagnóstico preciso, que deve ser realizado pelo seu dentista de confiança, poderá apontar as causas da inclusão desse dente, além de indicar a cirurgia e a prevenção de possíveis complicações no trans e no pós-operatório. Esse procedimento cirúrgico é bastante corriqueiro, no entanto somente um profissional capacitado e experiente poderá oferecer todo o suporte e confiança ao paciente, através de um tratamento seguro e livre de possíveis complicações.

Somente os dentes do siso são inclusos?

Não. Os sisos inferiores e superiores (conhecidos como “terceiros molares inferiores e terceiros molares superiores”) são os dentes mais comuns de permaneceram inclusos, isto porque geralmente não há espaço na arcada dentária para sua erupção (“nascimento”). Entretanto, também podem ser inclusos: os caninos superiores e inferiores; os pré-molares superiores e inferiores; os dentes incisivos; e os primeiros e segundos molares.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório varia muito de paciente para paciente. Porém, seguindo rigorosamente as orientações e recomendações de seu dentista, obedecendo ao repouso, alimentando-se de forma saudável, sem exageros, e tomando cuidados para a higienização da área operada, o paciente dificilmente terá complicações.