As implantes dentárias favorecem a recuperação das funções da mastigação, deglutição e da fala, além de serem muito importantes para a autoestima do paciente. Atualmente existem diversos procedimentos que garantem mais naturalidade às implantes, aliadas ao conforto e à segurança que você precisa.

Próteses - implantes

Implantes

Os implantes dentários permitem a recuperação do equilíbrio estético e funcional na boca do paciente, reduzindo o desgaste sofrido por outros dentes. É realizado com a colocação de um pino de titânio no interior do osso dos dentes, tornando-se a “raiz” dentária. O titânio é um material amplamente conhecido por não sofrer corrosão e não ser rejeitado pelo organismo humano.

 A realização implantes atualmente é muito mais tranquila e com rápida recuperação. O procedimento é relativamente simples e realizado com anestesia local. Embora algumas pessoas fiquem com receio por conta da inserção do pino no osso, é importante lembrar que nesse local não existe inervação e, por isso, não há sensação de dor.

O pós-operatório costuma ser muito positivo e, para minimizar o desconforto gengival e evitar possíveis problemas, o profissional irá indicar os medicamentos e outras medidas apropriadas para cada caso.

Os implantes possibilitam que o paciente recupere as funções da mastigação e promove a melhora estética, pois são praticamente idênticos aos dentes originais. A inserção da prótese ainda está associada à menor reabsorção do tecido ósseo, que ocorre naturalmente ao longo dos anos. Após a colocação do implante recomenda-se o acompanhamento periódico, para fins de manutenção e realização de ajustes, caso necessário.

Protocolo

O implante de protocolo fixo é uma prótese que não é removível e instala-se sobre os pinos de implantes já cicatrizados, realizados previamente. É uma solução mais confortável, por exemplo, para pacientes que perderam todos os dentes mas que preservam a estrutura óssea.

Esse tipo de técnica facilita a mastigação em comparação com as próteses totais removíveis (dentaduras). É produzida em porcelana ou resina. Uma das questões de maior atenção diz respeito à higienização, pois há conexão entre os dentes e um espaço entre a gengiva e a prótese que precisa ser adequadamente limpo com escova apropriada e fio dental. Alguns modelos disponíveis no mercado e indicados pelo dentista podem permitir um maior alcance.

Próteses - protocolo

O paciente precisa seguir atentamente as instruções do profissional para a correta higienização do protocolo fixo. Os resíduos alimentares precisam ser completamente retirados da região entre a prótese e os pinos dos implantes, evitando-se a peri-implantite, processo inflamatório que pode atingir os tecidos no entorno de um implante dentário.

Recomenda-se que o paciente em uso de um protocolo fixo realize uma limpeza periódica no consultório odontológico, para ampla higienização dos espaços orais mais difíceis de serem alcançados. Isso irá favorecer a maior durabilidade do protocolo fixo e a eficácia do tratamento.

Marque sua consulta

Envie uma mensagem com seus dados para uma consulta, que entraremos em contato para melhor atender a sua necessidade.