A prevenção e o tratamento de problemas que se relacionam aos tecidos que sustentam e protegem os dentes é tarefa da periodontia. Abrange, assim, as diversas doenças gengivais e periodontais que são tratadas pelos nossos profissionais.

Gengivite

A gengivite é a inflamação da gengiva, que é o tecido que sustenta o dente. É causada pelo acúmulo de aglomerados de bactérias (biofilme) devido à higienização diária precária, fumo e/ou má alimentação, uso de determinados medicamentos e exposição a metais pesados (como o chumbo).

Devido à liberação de toxinas pelas bactérias, pode haver inchaço, vermelhidão, aumento de sensibilidade na região, sangramento espontâneo ou durante a escovação. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir e causar sérios danos às estruturas orais e até mesmo a outros órgãos do corpo.

No estágio inicial da doença, o osso e o tecido alveolar não são comprometidos. Porém a gengivite pode desencadear uma forma mais grave, chamada de periodontite, quando todos os tecidos que rodeiam o dente passam a ser prejudicados.

Periodontia - Gengivite

Isso pode causar retração gengival e os dentes podem ficar móveis, resultando até na perda dos mesmos.

Uma das principais preocupações em relação à gengivite e outras doenças bucais, muitas vezes desconhecida pelas pessoas, é a possibilidade de complicações cardíacas. As bactérias podem atingir a corrente sanguínea e afetar o funcionamento do coração, ocasionando a chamada “endocardite bacteriana”, principalmente com pessoas que já possuem predisposição. Cuidar da saúde da boca com a orientação de profissionais é, portanto, zelar pelo bem estar de todo o seu corpo.

Periodontia - Contenção periodontal

Contenção Periodontal

É um tratamento utilizado para dentes que se encontram com mobilidade devido às doenças periodontais prévias, traumas ou outras causas. Os especialistas realizam a estabilização do dente em risco, garantindo sua fixação e estabilidade durante a mastigação e a fala. O procedimento pode ser temporário, permitindo a recuperação dos tecidos enquanto ocorre a continuidade do tratamento, ou permanente.

Existem diversas técnicas para promover a contenção periodontal, que são avaliadas caso a caso. Contudo, todas se baseiam na identificação de estruturas não afetadas e que possam permitir a estabilização, além de permitir a adequada higienização da região. Para promover a contenção, podem ser utilizados sistemas adesivos, fios de aço e materiais resinosos, por exemplo, associados a aparelhos, próteses ou placas.

Um dos métodos mais conhecidos é a esplintagem, na qual os dentes são fixados uns aos outros por meio de fibras nas quais há aplicação de resina. Esse procedimento tem boa aceitação estética e promove a estabilidade, principalmente em situações em que há excessiva mobilidade causada por disfunções nos tecidos que promovem a fixação dos dentes (periodonto).

A doença periodontal é uma patologia crônica que afeta a gengiva e o suporte ósseo dos dentes. Para evitar o seu desenvolvimento, a adequada higienização dos dentes, com escovação diária após as refeições e uso do fio dental nas gengivas é a estratégia mais indicada. Converse com seu dentista para verificar se você têm realizado os procedimentos da forma mais indicada, investindo na prevenção.

Raspagem Gengival

Procedimento de raspagem para higienização e remoção do tártaro da proximidade da raiz dos dentes, que se aloja em locais de difícil higienização. Essa placa bacteriana pode causar intensa inflamação gengival e prejudicar a estrutura óssea.

Antes de realizar o procedimento, o especialista irá analisar cuidadosamente todas as regiões da boca. Depois, pode realizar a raspagem manualmente e também utilizar equipamentos de ultrassom, se for o caso. A raspagem é realizada na superfície do dente até a gengiva e o número de sessões necessárias irá depender da intensidade e localização do tártaro.

Periodontia - Raspagem Gengival

O procedimento não deve causar dor ou desconforto. Caso a região esteja muito sensível, o dentista pode indicar produtos auxiliares, como cremes dentais. Se houver necessidade, é administrada anestesia local, a fim de garantir o melhor conforto do paciente.

A raspagem do tártaro é muito importante para evitar o desenvolvimento de inflamação das gengivas pelo acúmulo de bactérias e comprometimento das estruturas que sustentam os dentes. Uma das indicações para a realização da raspagem pode ser o aparecimento de manchas amareladas nas proximidades nas raízes dentárias. Contudo, a visita ao dentista é a melhor forma de saber se há necessidade de realizar esse tratamento.

Perda óssea

A perda óssea consiste na reabsorção do osso que sustenta os dentes, com retração da gengiva e dos tecidos que o rodeiam. Uma das causas mais comuns são complicações da gengivite, que pode resultar no amolecimento e até na perda dos dentes.

Além das doenças periodontais, outros fatores podem estar associados à perda óssea, como traumas, predisposição genética e doenças metabólicas. Por isso, é importante que o dentista identifique as causas e atue precocemente no estabelecimento de um plano terapêutico. O tratamento especializado pode reduzir sua evolução e recuperar a saúde da gengiva.

Periodontia - Perda Óssea

A perda óssea, além de poder gerar a queda dos dentes, também pode dificultar a adaptação de próteses e implantes dentários, interferindo nas questões estéticas e afetando o emocional do paciente. Embora seja mais comum em indivíduos idosos, devido às características naturais do processo de envelhecimento, pode ocorrer em pessoas de todas as idades.

O sistema dentário necessita de equilíbrio para o desempenho adequado das funções. Por isso, a existência de perda óssea em alguma região é suficiente para acarretar sérias mudanças nas forças da mastigação, por exemplo, comprometendo toda a saúde bucal.

Marque sua consulta

Envie uma mensagem com seus dados para uma consulta, que entraremos em contato para melhor atender a sua necessidade.