A exodontia é a extração de um dente, que pode ser feita por procedimento cirúrgico realizado pelo dentista.

A indicação de extração de dentes pode ter diversas causas, como cárie que tenha atingido a polpa, dentes extras, interferência negativa de um dente nos vizinhos e falta de espaço, por exemplo.

Extração simples

Extração simples é a retirada de dentes que já erupcionaram (que já “nasceram”), sejam decíduos (“de leite”) ou permanentes.

No caso das crianças, o dentista irá realizar uma condução do caso ainda mais cautelosa, tranquilizando o pequeno paciente e estudando atentamente as necessidades de remoção, que podem incluir exames de imagem, se for o caso.

extração simples
extração de siso

Extração de siso

Extração de siso  (incluso/semi incluso) envolve a retirada do siso (terceiro molar). Os sisos inclusos e semi inclusos são aqueles que não erupcionam ou erupcionam de forma parcial.

Quando o siso permanece dentro do osso ou apenas uma parte “nasce”, podem ocorrer problemas como dores, reabsorções de dentes vizinhos, apinhamentos dos outros dentes e dificuldades de higienização.

As técnicas modernas para anestesia permitem que esses procedimentos sejam realizados com muito mais tranquilidade em comparação a épocas passadas, reduzindo o desconforto e contribuindo para a recuperação completa.

Contudo, por se tratar de uma cirurgia, os tecidos orais também precisam de tempo para se recuperar e os procedimentos devem ser criteriosos em todas as etapas, exigindo uma grande parceria entre dentista e paciente

Cuidados pós-operatórios

Veja mais em tuasaude.com

O paciente precisa estar atento, por exemplo, ao repouso, alimentação saudável, excesso de exposição ao sol, higienização delicada da área, compressas frias ou quentes (conforme a indicação do dentista) e outros cuidados fundamentais após a cirurgia oral.

Extração de Dentes Inclusos

O que são dentes inclusos?

Antes de nascer, todo dente é incluso – isto é, encontra-se retido no interior dos maxilares.

Porém, quando um dente permanece incluso, mesmo completamente desenvolvido, pode significar uma série de problemas, tais como:

• falta de espaço na arcada dentária;
  • mau posicionamento dos dentes;
  • pouco desenvolvimento do maxilar ou da mandíbula;
  • doenças sistêmicas, patologias associadas aos tecidos que formam os dentes, etc.

Porque os dentes inclusos devem ser removidos?

Quando não removidos, esses dentes podem causar diversas complicações ao paciente, como:

• inflamações e infecções (que podem evoluir para quadros infecciosos severos);
  • apinhamento dos dentes; destruição dos dentes vizinhos;
  • formação de cistos ou tumores;
  • além de dores e dificuldade na mastigação.

Somente um diagnóstico preciso, que deve ser realizado pelo seu dentista de confiança, poderá apontar as causas da inclusão desse dente, além de indicar a cirurgia e a prevenção de possíveis complicações no trans e no pós-operatório.

Esse procedimento cirúrgico é bastante corriqueiro, no entanto somente um profissional capacitado e experiente poderá oferecer todo o suporte e confiança ao paciente, através de um tratamento seguro e livre de possíveis complicações.

Somente os dentes do siso são inclusos?

Não. Os sisos inferiores e superiores (conhecidos como “terceiros molares inferiores e terceiros molares superiores”) são os dentes mais comuns de permaneceram inclusos, isto porque geralmente não há espaço na arcada dentária para sua erupção (“nascimento”).

Entretanto, também podem ser inclusos:

• os caninos superiores e inferiores;
  • os pré-molares superiores e inferiores;
  • os dentes incisivos;
  • e os primeiros e segundos molares.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório varia muito de paciente para paciente. Porém, seguindo rigorosamente as orientações e recomendações de seu dentista, obedecendo ao repouso, alimentando-se de forma saudável, sem exageros, e tomando cuidados para a higienização da área operada, o paciente dificilmente terá complicações.

Envie uma mensagem com seus dados para uma consulta, que entraremos em contato para melhor atender a sua necessidade ou acesse aqui todas as maneiras de nos contatar.