Dentistica é a área da odontologia especializada na restauração dentária considerando a forma, função e estética dos dentes. Nossos profissionais recuperam dentes escurecidos ou manchados, desgastados, que sofreram cárie ou fratura (quebra), corrigindo a “arquitetura” da sua boca e deixando seu sorriso como você deseja.

Avaliação

A avaliação é o primeiro contato de nossos especialistas com as suas necessidades, com o objetivo de elaborar as melhores estratégias para a preservação e recuperação de seus dentes. Nesse atendimento, o profissional irá ouvir atentamente suas demandas, diagnosticar o possível problema e planejar o tratamento odontológico, considerando o bem estar geral do paciente. Caso seja necessário, o especialista poderá solicitar alguns exames de imagem para favorecer o diagnóstico, como tomografia e radiografias odontológicas.

As tomografias são exames rápidos e com diversas indicações, como análise de fraturas ósseas e dentárias, perfurações nas raízes dentárias, observação da viabilidade de implantes e localização de terceiros molares (“dentes do siso”), por exemplo. Permitem a visualização do volume das estruturas, ou seja, são tridimensionais. As modernas técnicas, como  feixe de raios-X em forma cônica, permitem que a exposição à radiação seja bem menor.

Dentistica

As radiografias são exames tradicionalmente utilizados na clínica. Além de auxiliar no diagnóstico, ainda podem permitir a prevenção de problemas antes de eles se instalarem. Os exames podem ser realizados por dentro (radiografia intracbucal) ou por fora da boca (radiografia extrabucal, como a panorâmica da arcada dentária). Por meio dessas imagens, o profissional pode detectar lesões causadas pela cárie, visualizar as raízes dentárias e a região óssea ao redor dos mesmos, identificar alterações no desenvolvimento dos dentes e outros aspectos importantes para guiar as intervenções futuras.

Além da realização de possíveis exames como parte do planejamento terapêutico, no momento da avaliação o paciente já irá receber os cuidados e orientações necessárias a respeito da higiene bucal e manutenção de uma boca sempre saudável!

Dentistica

Limpeza Geral

A limpeza periódica de dentes e gengivas previne doenças bucais e periodontais, pois remove a placa bacteriana e o tártaro (placa endurecida que fica aderida ao esmalte do dente), prevenindo a cárie e a gengivite. Além de ficar com a boca mais saudável, a limpeza também pode retirar manchas no esmalte que causam muitos incômodos no dia a dia.

A limpeza realizada no consultório odontológico recebe o nome técnico de profilaxia dentária. Embora a higienização que o paciente realiza em casa, com escovação e uso do fio dental, seja essencial, o especialista pode promover uma limpeza mais profunda com uso de produtos exclusivos para profissionais. Sabe-se que a limpeza individual, sem o reforço do especialista, não consegue impedir o desenvolvimento de gengivite a longo prazo.

Para definir quais os procedimentos necessários, o profissional irá analisar o risco de cárie, a existência de doença periodontal e outros aspectos do paciente. Dentre os procedimentos mais comuns está a raspagem do tártaro aderido aos dentes (que a escova dental não consegue retirar), com uso de instrumentos e de ultrassom. Após a raspagem, a placa bacteriana também pode ser removida por meio de polimento, no qual são utilizados água, bicarbonato de sódio e ar. Esses procedimentos não devem causar dor e ainda garantem uma proteção mais efetiva contra cáries e inflamações da gengiva, por exemplo. Ao final pode ser aplicado flúor em gel, que reforça a proteção dos dentes e reduz a sensibilidade.

Realize a limpeza a cada seis meses

Além de remover a placa bacteriana em todos os dentes, o procedimento pode deixá-los mais claros, melhorando seu sorriso. Recomenda-se que a limpeza seja realizada pelo profissional pelo menos a cada seis meses para um resultado mais duradouro.

Bruxismo

O bruxismo é uma desordem funcional na qual a pessoa range ou aperta os dentes, causando diversos impactos negativos à saúde, como desgaste e fraturas dentárias, dores de cabeça, dores musculares na face e pescoço. O tratamento do bruxismo pode envolver uma equipe multiprofissional, como dentista, médico, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Nossos dentistas podem contribuir para o tratamento com a produção de um dispositivo que se encaixa sobre os dentes, protegendo-os do contato excessivo entre eles e melhorando a qualidade de vida do paciente.

O bruxismo resulta de um aumento na função muscular que leva ao atrito dos dentes. Constitui um problema bastante comum na população. Pode ocorrer durante o dia, como uma movimentação semivoluntária e geralmente associada ao hábito ou a tiques.

Dentistica

Já o bruxismo do sono é mais frequente e representa uma atividade involuntária e inconsciente. Suas causas são muito diversificadas, podendo estar associado a alterações do sistema nervoso central e doenças psiquiátricas, transtornos do sono ou quadros emocionais de ansiedade, estresse ou depressão. Contudo, o bruxismo pode não ter nenhuma causa clínica evidente.

Muitas vezes a existência de bruxismo noturno é relatada pelo companheiro do paciente ou pode ser percebida por sintomas como dor de cabeça ao acordar e dificuldades na mastigação de consistências mais duras, por exemplo. A longo prazo, podem ocorrer inúmeros problemas como desgaste dos dentes e da articulação temporomandibular (ATM), com impactos sérios na saúde do paciente. A existência de bruxismo do sono ainda interfere no repouso, pois a função muscular excessiva está associada a pequenos despertares, fazendo com que o corpo não descanse adequadamente à noite. Por isso, caso haja suspeita, consulte seu dentista!

Dentistica

Restaurações

Restaurar um dente significa devolver a ele sua forma e função, prejudicada por cáries, desgastes ou quebras, por exemplo. Atualmente existem diversas técnicas para recuperação, com resultados que reúnem qualidade e estética e que podem tornar os dentes tratados praticamente imperceptíveis em comparação aos demais.

A restauração pode permitir que um dente afetado pela cárie possa tornar-se saudável e funcional novamente. Para isso, o dentista precisa remover o tecido cariado, limpar e preencher o espaço com um material apropriado para a restauração. A cavidade precisa ser totalmente preenchida, para impedir que bactérias entrem e causem novas doenças.

A escolha do material de restauração pode depender de vários fatores como a extensão da cárie, as características bucais do paciente, existência de alergias e custo-benefício. Atualmente são utilizados diversos materiais diferentes para a restauração de dentes que agredidos pela cárie, como amálgama (um dos mais conhecidos e acessíveis, com coloração prateada), resina (que tem a vantagem estética de ser de cor aproximada a do dente), porcelana (resistentes a manchas) e até ouro (muito resistentes e bem aceitas pelo tecido da gengiva).

Utilizamos apenas máteriais de primeira linha.

Caso existam quebras nos dentes, o profissional irá analisar quais dentes foram lesionados e em que proporção, para que seja possível identificar a melhor técnica para recuperá-los. É importante lembrar que a ocorrência de apenas um dente quebrado já pode causar um desequilíbrio nas funções da fala, mastigação e deglutição. Por isso, é essencial procurar um especialista nesses casos.

Odontopediatria

Conheça nosso espaço criado especialmente para crianças, com atendimento odontológico abrangente para crianças e adolescentes, incluindo aqueles com necessidades especiais de saúde.
Um ambiente independente para o maior conforto das crianças e pais.

Dentistica

Marque sua consulta

Envie uma mensagem com seus dados para uma consulta, que entraremos em contato para melhor atender a sua necessidade.