Gengivite

Gengivite

A gengivite é a inflamação da gengiva, que é o tecido que sustenta o dente. É causada pelo acúmulo de aglomerados de bactérias (biofilme) devido à higienização diária precária, fumo e/ou má alimentação, uso de determinados medicamentos e exposição a metais pesados (como o chumbo).

Devido à liberação de toxinas pelas bactérias, pode haver inchaço, vermelhidão, aumento de sensibilidade na região, sangramento espontâneo ou durante a escovação. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir e causar sérios danos às estruturas orais e até mesmo a outros órgãos do corpo.

No estágio inicial da doença, o osso e o tecido alveolar não são comprometidos. Porém a gengivite pode desencadear uma forma mais grave, chamada de periodontite, quando todos os tecidos que rodeiam o dente passam a ser prejudicados. Isso pode causar retração gengival e os dentes podem ficar móveis, resultando até na perda dos mesmos.

Uma das principais preocupações em relação à gengivite e outras doenças bucais, muitas vezes desconhecida pelas pessoas, é a possibilidade de complicações cardíacas. As bactérias podem atingir a corrente sanguínea e afetar o funcionamento do coração, ocasionando a chamada “endocardite bacteriana”, principalmente com pessoas que já possuem predisposição. Cuidar da saúde da boca com a orientação de profissionais é, portanto, zelar pelo bem estar de todo o seu corpo.