A exodontia é a extração de um dente, que pode ser feita por procedimento cirúrgico realizado pelo dentista.
A indicação de extração de dentes pode ter diversas causas, como cárie que tenha atingido a polpa, dentes extras, interferência negativa de um dente nos vizinhos e falta de espaço, por exemplo.
Extração simples
Extração simples é a retirada de dentes que já erupcionaram (que já “nasceram”), sejam decíduos (“de leite”) ou permanentes.
No caso das crianças, o dentista irá realizar uma condução do caso ainda mais cautelosa, tranquilizando o pequeno paciente e estudando atentamente as necessidades de remoção, que podem incluir exames de imagem, se for o caso.
Extração de siso
Extração de siso (incluso/semi incluso) envolve a retirada do siso (terceiro molar). Os sisos inclusos e semi inclusos são aqueles que não erupcionam ou erupcionam de forma parcial.
Quando o siso permanece dentro do osso ou apenas uma parte “nasce”, podem ocorrer problemas como dores, reabsorções de dentes vizinhos, apinhamentos dos outros dentes e dificuldades de higienização.
As técnicas modernas para anestesia permitem que esses procedimentos sejam realizados com muito mais tranquilidade em comparação a épocas passadas, reduzindo o desconforto e contribuindo para a recuperação completa.
Contudo, por se tratar de uma cirurgia, os tecidos orais também precisam de tempo para se recuperar e os procedimentos devem ser criteriosos em todas as etapas, exigindo uma grande parceria entre dentista e paciente
Cuidados pós-operatórios
Veja mais em tuasaude.comO paciente precisa estar atento, por exemplo, ao repouso, alimentação saudável, excesso de exposição ao sol, higienização delicada da área, compressas frias ou quentes (conforme a indicação do dentista) e outros cuidados fundamentais após a cirurgia oral.
Extração de Dentes Inclusos
O que são dentes inclusos?
Antes de nascer, todo dente é incluso – isto é, encontra-se retido no interior dos maxilares.
Porém, quando um dente permanece incluso, mesmo completamente desenvolvido, pode significar uma série de problemas, tais como:
- falta de espaço na arcada dentária;
- mau posicionamento dos dentes;
- pouco desenvolvimento do maxilar ou da mandíbula;
- doenças sistêmicas, patologias associadas aos tecidos que formam os dentes, etc.
Porque os dentes inclusos devem ser removidos?
Quando não removidos, esses dentes podem causar diversas complicações ao paciente, como:
- inflamações e infecções (que podem evoluir para quadros infecciosos severos);
- apinhamento dos dentes; destruição dos dentes vizinhos;
- formação de cistos ou tumores;
- além de dores e dificuldade na mastigação.
Somente um diagnóstico preciso, que deve ser realizado pelo seu dentista de confiança, poderá apontar as causas da inclusão desse dente, além de indicar a cirurgia e a prevenção de possíveis complicações no trans e no pós-operatório.
Esse procedimento cirúrgico é bastante corriqueiro, no entanto somente um profissional capacitado e experiente poderá oferecer todo o suporte e confiança ao paciente, através de um tratamento seguro e livre de possíveis complicações.
Somente os dentes do siso são inclusos?
Não. Os sisos inferiores e superiores (conhecidos como “terceiros molares inferiores e terceiros molares superiores”) são os dentes mais comuns de permaneceram inclusos, isto porque geralmente não há espaço na arcada dentária para sua erupção (“nascimento”).
Entretanto, também podem ser inclusos:
- os caninos superiores e inferiores;
- os pré-molares superiores e inferiores;
- os dentes incisivos;
- e os primeiros e segundos molares.
Como é o pós-operatório?
O pós-operatório varia muito de paciente para paciente. Porém, seguindo rigorosamente as orientações e recomendações de seu dentista, obedecendo ao repouso, alimentando-se de forma saudável, sem exageros, e tomando cuidados para a higienização da área operada, o paciente dificilmente terá complicações.
Marque sua consulta
Envie uma mensagem com seus dados para uma consulta, que entraremos em contato para melhor atender a sua necessidade ou acesse aqui todas as maneiras de nos contatar.