A Endodontia é a área da odontologia que busca prevenir e tratar doenças e lesões na polpa e na raiz dentária, ou seja, ocupa-se dos problemas que ocorrem no interior dos dentes.
Clareamento Interno
É um tratamento à base de gel clareador que produzirá um branqueamento em seus dentes .O objetivo do clareamento é proporcionar harmonia de cor entre todos os dentes. O clareamento pode ser de dois tipos:
- Realizado em consultório-é feita a aplicação do gel na dosagem correta para atingir o objetivo planejado,este procedimento será feito de duas a três sessões.
- Caseiro-é realizado um molde em consultório para confecção de uma placa de silicone .O gel clareador será colocado nesta placa que será usada todas as noites num período de três a quatro semanas. É importante a supervisão do dentista durante o tratamento para que ele tenha controle e soluções em casos de sensibilidade.
Tratamento de canal
Trata-se de um dos procedimentos mais conhecidos no ramo da Endodontia. Dentro de todos os dentes existe um tecido denominado polpa. Quando ela é infectada por cáries ou prejudicada por uma fratura, ocorre inflamação que resulta em dor intensa.
O tratamento de canal consiste na retirada do tecido da polpa infeccionada ou até mesmo morta devido a entrada de bactérias por cáries profundas, trincas ou rachaduras dentárias. Na Odontocenter é realizado com técnicas e equipamentos modernos que buscam aliviar os possíveis desconfortos.
A realização do tratamento de canal permite aliviar a dor e retirar a infecção, evitando que o dente seja extraído e complicações secundárias que atinjam outras partes do corpo. Alguns sintomas que podem estar associados à necessidade de realização do procedimento é sensibilidade dentária a líquidos/alimentos quentes ou frios, sensação dolorosa intensa e que dura horas, dor pulsátil que se expande a outros dentes, dificuldade de mastigar. Na presença desses sintomas, consulte rapidamente o especialista.
A duração do tratamento de canal irá depender da situação do dente e da existência ou não de infecções, podendo variar em média de uma a três visitas ao dentista. Os cuidados com o dente e as gengivas ao redor do tratamento de canal são indispensáveis para garantir a longevidade da saúde bucal.
Retratamento de canal
Os tratamentos de canal têm geralmente um grande índice de sucesso. Em alguns casos, contudo, pode ser necessário realizar o retratamento de canal devido à permanência dos sintomas, novas lesões, características dos dentes ou dificuldades técnicas na realização do procedimento, por exemplo. Para isso, os nossos profissionais analisam cuidadosamente o quadro, propondo a terapêutica que alivie os sintomas e que evite reincidências.
Antes de indicar o retratamento, o dentista precisará analisar todos os fatores associados ao primeiro tratamento. O especialista irá avaliar as modificações internas que resultaram do tratamento anterior (como alterações anatômicas) para eleger as melhores estratégias.
Uma das causas que mais contribuem para necessidade da nova realização de canal é a persistência de bactérias no canal radicular, que podem levar ao surgimento de uma lesão já com sintomas inflamatórios ou diagnosticada por exames de raios X.
No retratamento, é feita a remoção do material que recobre o dente e nova obturação dos sistemas de canais radiculares (região da raiz do dente), utilizando-se instrumentos manuais e equipamentos de ultrassom. Estima-se que o retratamento de canal seja eficaz na maioria dos casos, considerando, no entanto, as particularidades dos dentes que apresentam lesões.
Marque sua consulta
Envie uma mensagem com seus dados para uma consulta, que entraremos em contato para melhor atender a sua necessidade.