A ortodontia na infância é um tema de extrema importância para um bom desenvolvimento da mordida, das arcadas e do desenvolvimento ósseo facial.

Desde a primeira infância, já é possível avaliar se a criança está tendo alguma alteração de crescimento e desenvolvimento,  podendo interferir negativamente na saúde física, qualidade de vida, prejudicando a interação social e o bem estar psicológico.

Caso esteja se instalando alguma deficiência no crescimento das arcadas, será possível diagnosticar as causas e, consequentemente, intervir prontamente. O ortodôntista irá avaliar a presença de hábitos (como sucção de dedo, chupeta), a forma como os dentes estão erupcionando (nascendo) e a respiração.

Desta forma poderá atuar, removendo os hábitos, indicando ao otorrino, se necessário, ou até mesmo redirecionando o crescimento ósseo na tentativa de evitar que problemas futuros se agravem.

Cuidar bem destas questões, incluindo seu dentista e a avaliação pela ortodontia desde a infância é importante e de responsabilidade dos pais, pois a correção pode ser realizada nesta fase da vida com o uso ou não de aparelhos móveis ou de outros dispositivos simples, antes mesmo da troca dos dentes permanentes.