Dentes brancos e perfeitamente alinhados podem ser resultado de anos de tratamento. Hoje, o uso dos aparelhos odontológicos é cada vez mais comum, entretanto, nem sempre são indicados para todos os casos de correção dentária.

Sendo assim, quando se deve começar a utilizar aparelho odontológico?

Normalmente, somente depois da troca total dos dentes de leite, que acontece por volta dos 13 anos de idade, é possível fazer essa avaliação. Afinal, nessa fase os dentes permanentes já estarão estabelecidos e uma avaliação mais precisa poderá ser feita.

Entretanto, existem diversos fatores que contribuem para o uso do aparelho odontológico.

Qual a idade para começar a usar o aparelho odontológico?

Na verdade, não existe idade certa para iniciar os tratamentos odontológicos por meio de aparelhos. Mesmo que uma avaliação completa só possa ser feita após a troca dos dentes, o ideal é que toda criança faça um acompanhamento odontológico desde cedo.

É importante entender também que o cuidado e a manutenção regular dos dentes de leite é crucial para o desenvolvimento correto da arcada óssea. Lembre-se que uma das principais funções desses dentes é garantir o espaço adequado para os futuros dentes permanentes que irão nascer.

Da mesma forma, não existe limite de idade para o uso do aparelho ortodôntico, ou seja, eles podem ser usados em crianças, adultos ou idosos.

Em quais casos o aparelho odontológico é indicado?

Os motivos para usar aparelho odontológico variam de pessoa para pessoa. Geralmente, os problemas mais comuns diagnosticados pelos dentistas são encavalamento dos dentes (apinhamento), má oclusão e disfunção têmporo mandibular (DTM).

Uma avaliação criteriosa da saúde gengival também deve ser feita antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, pois essa é uma característica que poderá interferir diretamente na eficácia do aparelho.

Vale lembrar que o uso de aparelhos odontológicos não possui apenas fins estéticos, mas, sim priorizam a saúde óssea e bucal de uma pessoa.