Os tipos de aparelhos odontológicos também variam de acordo com a idade e diagnóstico do paciente. Para as crianças, costuma-se usar os aparelhos chamados de preventivos ou interceptativos, que tem a função de prevenir problemas dentais ou ósseos.

Também existem os aparelhos fixos (aqueles que possuem quadradinhos metálicos grudados no dente), muito comuns entre adolescentes e adultos. Normalmente, esses são usados no início da dentição permanente para corrigir o posicionamento e qualquer outro tipo de alteração óssea e dentária do paciente.

Quanto tempo dura o tratamento com aparelhos?

No geral, o tempo médio de tratamento varia entre dois e quatro anos. Entretanto, isso não é regra. Em alguns casos, uma mesma pessoa pode precisar de tratamento com até dois tipos de aparelhos diferentes, o que pode precisar de mais tempo.

Lembre-se que quanto antes o tratamento for iniciado, mais rápido e eficaz será o aparelho odontológico. Se você já não é mais criança e sente que seus dentes não estão como deveriam, procure um dentista e faça uma avaliação o quanto antes. Cuide-se!